terça-feira, 27 de abril de 2010

A Caixa

Toda meia-noite começava o meu martírio. Gritos histéricos incomodavam minha preciosa tentativa de sono e a frase repetida como um mantra pela minha tia era motivo de meu descontentamento não somente naquele horário, mas durante o dia inteiro! Eu tinha vontade de arrebentar aquele aparelho feito com uma caixa plástica, cuja parte frontal era ocupada por um grande vidro emissor de luzes coloridas formadoras de imagem.

Ao acordar, o "mantra" repetido cotidianamente era somado a mais um, igualmente irritante até para as mentes mais traquilas e evoluídas. Uma chuva de repetições tornava o exercício de permanecer em casa pela manhã dos mais desgastantes, pois o meu pensamento proferia somente duas frases:

--Quando será que vou livrar desse estágio evolutivo tão baixo? Será que o castigo terminará logo?

Era para ser um dos melhores momentos da minha vida, porém a realidade era o extremo oposto. A caixa plástica com vidro na frente ditava as regras no lar, palavra que nos remete a um lugar tranquilo, amável e acolhedor, mas o meu lar naquele momento não tinha nada de tranquilo, amável e acolhedor! A não ser que a solidão seja a sua única companheira em casa, você deve ter passado por provação idêntica ou ainda conhecerá na pele os efeitos dos exercícios forçados para desenvolver a tolerância em qualquer ser humano. Nem sempre os procedimentos dão resultados satisfatórios, pois explosões nervosas podem acontecem durante algum momento. A caixa me enlouquecia e qualquer tentativa minha de modificar a situação era vetada furiosamente pela minha tia e até pelo meu filho, na época com apenas três anos. Ambos estavam hipnotizados pelo aparelho emissor de mais baboseiras por segundo. Pobre criança, pois minha tia já era caso perdido!

A caixa perigosa domina além do meu lar. Só de imaginar o número gigantesco de residências com aquela coisa ligada, um arrepio percorre meu corpo, pois muito tempo precioso é desperdiçado enquanto inúmeras pessoas se deleitam com futilidades, mergulhando no poço sombrio e mortal da ignorância. O meu "carrasco" inventa várias maneiras de continuar a hipnose, porém a mais comum é derivada da teoria behaviorista, com o uso da repetição e do reforço positivo. Para manter as massas idiotizadas e não permitirem a quebra desse estágio, frases são repetidas a todo momento, reforçando as "vantagens" dadas em troca dos contemplados que gastam o dinheiro suado com telefonemas para poderem, quem sabe, ganhar a quantia gasta. Entendeu? Não é tão complicado quanto aparenta.

A maléfica engenhoca oferece dinheiro para quem ligar, na maioria das vezes quantias baixas equivalentes à conta telefônica de usuários de interurbarnos. Você liga em busca da sorte e pode ser o sortudo, mas quando pensa na possibilidade de usufruir o dinheiro percebe que terá que pagar pelos prejuízos resultantes da busca pelo dinheiro. Quem fatura cada vez mais são os responsáveis pelo funcionamento da caixa, que gastam menos para produzir as cores e sons idiotizadores, pois não terão que pagar cachês muito caros, porque utilizam os candidatos a sortudos como atração principal e para incentivar cada vez mais gente a gastar e encher os bolsinhos nada vazios deles.

O perigoso instrumento hipnotizador não é feito em outro planeta e tão pouco é instrumento de guerra alienígena, na verdade é algo bem conhecido pela humanidade, até pelos locais mais inóspitos e menos conhecidos por nós. Todos tem a caixa dentro de casa, inclusive no quarto e geralmente cada família possui mais de uma unidade. A caixa se chama televisão, que ilude, faz perder tempo, desvia o foco do que realmente é importante e profere a todos os instantes promessas falsas e distribui presentes de grego mundo afora. Não confie em sorteios e facilidades, pois a próxima vítima poderá ser você e ainda por cima perderá tempo na verdadeira busca pelo dinheiro. Faça cursos, leia livros, afinal o saber nos conduz a melhora. Cuidado com a ilusão da televisão.

PS: minha crítica não é ao conteúdo em geral da televisão, pois ainda há coisa que se salva sim e que vale a pena parar pra ver :). Estava criticando programinhas de ligar pra ganhar, que torravam a minha paciência...A vinheta do Fantasia me dava arrepios e não aguentava mais a minha tia me perguntando o que tinha na maleta do Britto Jr e na panela do Edu Guedes. Tinha vontade de dar umas respostas bem tortas.............

Um comentário:

  1. uma caixa assassina. vi um dia desses num desses programinhas sensacionalistas local que uma delas de 29 polegadas despencou emcima de uma criança de três anos quando ela tentava mudar de canal. Uma caixa anestésica e que também mata!
    gostei do texto.

    ResponderExcluir